Problema Notebook RESOLVIDO Notebook HP 14-d027br - Osamu2-cr-hpc Mv-Mb-V1 010194G00-491-G - Defeito Não Liga
Regras do fórum
Abra um tópico pedindo a Bios, Esquema, Boardview ou ajuda do notebook, desktop ou console que deseja que iremos fazer a busca no banco de dados e quando encontrarmos iremos disponibilizar para download!
Como pedir?
Prefixo + Marca + Placa + Revisão + Defeito
Exemplo:
Ajuda Notebook Asus X550U Rev 2.0 Não liga
Tem pressa? Seja VIP! Clique aqui e saiba como
Abra um tópico pedindo a Bios, Esquema, Boardview ou ajuda do notebook, desktop ou console que deseja que iremos fazer a busca no banco de dados e quando encontrarmos iremos disponibilizar para download!
Como pedir?
Prefixo + Marca + Placa + Revisão + Defeito
Exemplo:
Ajuda Notebook Asus X550U Rev 2.0 Não liga
Tem pressa? Seja VIP! Clique aqui e saiba como
Olá amigos.
Estou com este notebook aqui que comprei com defeito pra levantar uma grana com ele.
Não liga nada, sem nenhum led acesso.
Constatei o mosfet P de entrada (Q0902) trocado por um outro componente que não tinha nada haver, colocaram um tal de AZ358M, então coloquei o componente certo o AO4435.
Seguindo a análise, havia curto na linha da bobina L1111, resolvi substituindo o mosfet Q1102.
Resolvido os problemas de curto na placa, a placa ligou, deu tela tudo normal, parecia ter resolvido o problema, fechei e montei o notebook.
Foi quando deu aquele barulhinho no hd tipo da agulha que fica batendo e não lê direito os dados, a tela deu uma esbranquiçada, aí eu pensei, o hd está com problema mecânico, mesmo eu tendo testado ele na case USB com o programa Victoria.
Então coloquei um SSD nele, ele ligou mais umas duas vezes na instalação do Windows e depois não ligou mais,
o led acende ao plugar o carregador.
Abri novamente pra verificar e notei que não tenho a tensão do Vcore nas bobinas L1311, L1321 e L1331.
Regravei as duas Bios pelo menos que uns 3 arquivos diferentes, porém não aparece a tensão do Vcore, as demais, tenho todas.
Tenho tensões após pressionar o botão power nas seguintes bobinas:
L1021 ====> 3,3V, L1011 ====> 5V, L1111 ====> 1.1V, L1211 ====> 1.5V,
tenho também tensão na Bios EC UI2.
Analisei o PWM do Vcore, fiz uma checagem nas tensões do CI U1301 NCP6132B, tenho 5V no pino 1 e pino 2 e não tenho as tensões de enable no pino 4.
Esse modelo ainda não tem o esquema elétrico disponível, então a análise torna-se um pouco mais complicada.
Estou com este notebook aqui que comprei com defeito pra levantar uma grana com ele.
Não liga nada, sem nenhum led acesso.
Constatei o mosfet P de entrada (Q0902) trocado por um outro componente que não tinha nada haver, colocaram um tal de AZ358M, então coloquei o componente certo o AO4435.
Seguindo a análise, havia curto na linha da bobina L1111, resolvi substituindo o mosfet Q1102.
Resolvido os problemas de curto na placa, a placa ligou, deu tela tudo normal, parecia ter resolvido o problema, fechei e montei o notebook.
Foi quando deu aquele barulhinho no hd tipo da agulha que fica batendo e não lê direito os dados, a tela deu uma esbranquiçada, aí eu pensei, o hd está com problema mecânico, mesmo eu tendo testado ele na case USB com o programa Victoria.
Então coloquei um SSD nele, ele ligou mais umas duas vezes na instalação do Windows e depois não ligou mais,
o led acende ao plugar o carregador.
Abri novamente pra verificar e notei que não tenho a tensão do Vcore nas bobinas L1311, L1321 e L1331.
Regravei as duas Bios pelo menos que uns 3 arquivos diferentes, porém não aparece a tensão do Vcore, as demais, tenho todas.
Tenho tensões após pressionar o botão power nas seguintes bobinas:
L1021 ====> 3,3V, L1011 ====> 5V, L1111 ====> 1.1V, L1211 ====> 1.5V,
tenho também tensão na Bios EC UI2.
Analisei o PWM do Vcore, fiz uma checagem nas tensões do CI U1301 NCP6132B, tenho 5V no pino 1 e pino 2 e não tenho as tensões de enable no pino 4.
Esse modelo ainda não tem o esquema elétrico disponível, então a análise torna-se um pouco mais complicada.
Amigo, veja se tem capacitores no pch dele faça o teste de continuidade a faixa deve estar acima de 5ohms, caso não, provável que a pch tenha sido danificada.
Att, Administração TMJ Eletrônica
Veja se esse esquema ajuda!
Att, Administração TMJ Eletrônica
Boa tarde amigo.
Obrigado pela resposta,
Então, ontem no final da tarde eu fiz uma boa inspeção visual na placa, encontrei um pequeno ponto com oxidação, era um capacitor cerâmico e um mosfet duplo Q1411 (2N7002DW 6 terminais) com problema, assim que removi a oxidação e substituí-los a placa voltou a ligar novamente exibindo tela e tudo mais.
O capacitor eu não consegui descobrir o valor dele, então coloquei um de 100nf/25V, até o momento está tudo tranquilo, funcionando de boa.
Vou adicionar uma foto aqui pra ajudar quem mais passar por este problema.

Últimos 10 Membros que visitaram este tópico. Total 12 visita(s)
TchakerianNasser,
apmidias,
ramos.alexandre17,
marball,
ademircps,
admin
-