Solicitação Ajuda - NITRO 5 AN515-55 - SINAL SUSP#

Solicite aqui sua Bios para notebook, desktop, TV, Esquemas, ISO's e Drivers, Firmware ou outros.
Peça ajuda para resolver o problema do notebook, computador ou impressora.

Regras do fórum

Abra um tópico pedindo a Bios, Esquema, Boardview ou ajuda do notebook, desktop ou console que deseja que iremos fazer a busca no banco de dados e quando encontrarmos iremos disponibilizar para download!

Como pedir?

Prefixo + Marca + Placa + Revisão + Defeito

Exemplo:

Ajuda Notebook Asus X550U Rev 2.0 Não liga

Tem pressa? Seja VIP! Clique aqui e saiba como
Responder
GusttavoGTO
Aprendiz Nível 1
Aprendiz Nível 1
    Windows 10 Chrome

Pessoal boa tarde, estou com esse modelo de nitro 5 no qual liga por 3s sem dar imagem e se desliga. Ao fazer a analise da placa verifiquei que ela não habilita nenhuma tensão secundaria, aquelas de 3, 5 e 1.2. VS. Pelo que entendi a habilitação vem do SuperIO pela sinal SUSP#. Saberiam me dizer se é realmente isso? Injetei tensão de 3v no terminal do SIO e liguei, mas o sintoma continua o mesmo. Todas as tensões primarias estão presentes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
admin
Site Admin
Site Admin
    Windows 10 Firefox

Primeira coisa que faria, era verificar todas as bobinas se não estão aterrando, e verificar os Jumpers também, pois eles podem aterrar, indicando problema. após isso verificaria se tem a tensão de 3 e 5 inicial, com isso ele pode ligar. Pelo fato de ligar sem imagem, recomendo verificar a tensão da memória, mas você disse que não gera, por isso é recomendado abrir os jumpers principalmente da região da memória, além de que ele possui 3 bios, 1 main, 1 ec e outra da GPU, começaria pela p´rincipal para ver se altera algum fator
Att, Administração TMJ Eletrônica
GusttavoGTO
Aprendiz Nível 1
Aprendiz Nível 1
    Windows 10 Chrome

admin escreveu: 14 Jun 2024, 15:32 Primeira coisa que faria, era verificar todas as bobinas se não estão aterrando, e verificar os Jumpers também, pois eles podem aterrar, indicando problema. após isso verificaria se tem a tensão de 3 e 5 inicial, com isso ele pode ligar. Pelo fato de ligar sem imagem, recomendo verificar a tensão da memória, mas você disse que não gera, por isso é recomendado abrir os jumpers principalmente da região da memória, além de que ele possui 3 bios, 1 main, 1 ec e outra da GPU, começaria pela p´rincipal para ver se altera algum fator
O teste das bobinas e jumpers ja fiz, aparentemente tudo ok. Mas realmente nao abri os jumpers para ver se algum aterra. Vou começar por isso e depois verificar a bios para regravar. Mas estou desconfiado desse SIO, pois até onde entendi ele que libera junto com a PCH a habilitação das tensões secundarias.
Alex Melo
Moderador
Moderador
    Windows 10 Chrome

GusttavoGTO escreveu: 14 Jun 2024, 14:29 Pessoal boa tarde, estou com esse modelo de nitro 5 no qual liga por 3s sem dar imagem e se desliga. Ao fazer a analise da placa verifiquei que ela não habilita nenhuma tensão secundaria, aquelas de 3, 5 e 1.2. VS. Pelo que entendi a habilitação vem do SuperIO pela sinal SUSP#. Saberiam me dizer se é realmente isso? Injetei tensão de 3v no terminal do SIO e liguei, mas o sintoma continua o mesmo. Todas as tensões primarias estão presentes.
Ollá,
diga-nos se ao alimentar os transistores de entrada estão aquecendo?
SMART SERVICE Notebook
Alex Melo 8-)
R. São Leonardo, 950, Teresina - PI
INSTAGRAM: @smartservicepi
e-mail: smartservicepi@yahoo.com.br
'' Adquira e compartilhe conhecimento, assim você irá construir relações sólidas ! ''
Alex Melo
Moderador
Moderador
    Windows 10 Chrome

GusttavoGTO escreveu: 14 Jun 2024, 14:29 Pessoal boa tarde, estou com esse modelo de nitro 5 no qual liga por 3s sem dar imagem e se desliga. Ao fazer a analise da placa verifiquei que ela não habilita nenhuma tensão secundaria, aquelas de 3, 5 e 1.2. VS. Pelo que entendi a habilitação vem do SuperIO pela sinal SUSP#. Saberiam me dizer se é realmente isso? Injetei tensão de 3v no terminal do SIO e liguei, mas o sintoma continua o mesmo. Todas as tensões primarias estão presentes.
é sim um sinal de habilitação , faz a busca no esquema e vai seguindo na placa, esse sinal vai para um limitador de corrente UVD2 e aí vai seguindo testes, alugém está em curto ou fuga ñ deixando a placa funiconar
SMART SERVICE Notebook
Alex Melo 8-)
'' Adquira e compartilhe conhecimento, assim você irá construir relações sólidas ! ''
GusttavoGTO
Aprendiz Nível 1
Aprendiz Nível 1
    Windows 10 Chrome

Alex Melo escreveu: 14 Jun 2024, 17:56
é sim um sinal de habilitação , faz a busca no esquema e vai seguindo na placa, esse sinal vai para um limitador de corrente UVD2 e aí vai seguindo testes, alugém está em curto ou fuga ñ deixando a placa funiconar
Boa noite Alex, obrigado pela dica. Ja tinha feito isso, o UVD2 se nao me engano só possuia tensão de alimentação, nao liberava a saida e nao tinha o enable, que seria o SUSP#. Até onde consegui analisar na placa, nada aquece e tudo que depente do enable SUSP# ou SYSON não funciona. Já injetei tensão nas linhas secundarias de 3 e 5VS e até da um consumo mas muito baixo para algo esquentar, acredito que esteja normal.
Minha dúvida é: Esses sinais possuem tensão? Ou é algo que eu só consigo detectar com um osciloscópio ?
Alex Melo
Moderador
Moderador
    Windows 10 Chrome

GusttavoGTO escreveu: 14 Jun 2024, 20:51
Alex Melo escreveu: 14 Jun 2024, 17:56
Boa noite Alex, obrigado pela dica. Ja tinha feito isso, o UVD2 se nao me engano só possuia tensão de alimentação, nao liberava a saida e nao tinha o enable, que seria o SUSP#. Até onde consegui analisar na placa, nada aquece e tudo que depente do enable SUSP# ou SYSON não funciona. Já injetei tensão nas linhas secundarias de 3 e 5VS e até da um consumo mas muito baixo para algo esquentar, acredito que esteja normal.
Minha dúvida é: Esses sinais possuem tensão? Ou é algo que eu só consigo detectar com um osciloscópio ?
Pode ver no multímetro entre 2 a 3V essa habilitação. Injeta tensão começando de 0V na entrada ali no resistor shunt e verifica o consumo, se houver consumo em algun momento para e ver o q aquece.
SMART SERVICE Notebook
Alex Melo 8-)
GusttavoGTO
Aprendiz Nível 1
Aprendiz Nível 1
    Windows 10 Chrome

Passando só para atualizar a situação do equipamento, infelizmente nao deu reparo. Injetei tensão em todas as linhas que não estavam funcionando mas nenhuma deu comportamento anormal. Segui os sinais de habilitação até a origem e nada. Provavelmente a PCH ou o SIO estão com problema (origem dos sinais de habilitação) como não tinha outro SIO para fazer o teste, dei como encerrado. Gostaria de agradecer a todos que propuseram a ajudar;
Alex Melo
Moderador
Moderador
    Windows 10 Chrome

GusttavoGTO escreveu: 17 Jun 2024, 10:24 Passando só para atualizar a situação do equipamento, infelizmente nao deu reparo. Injetei tensão em todas as linhas que não estavam funcionando mas nenhuma deu comportamento anormal. Segui os sinais de habilitação até a origem e nada. Provavelmente a PCH ou o SIO estão com problema (origem dos sinais de habilitação) como não tinha outro SIO para fazer o teste, dei como encerrado. Gostaria de agradecer a todos que propuseram a ajudar;
Esses notes nitro 5 estão terríveis, muito frágeis a estática e o processador dá muito BO. É isso aí , o importante é q tentou !!
SMART SERVICE Notebook
Alex Melo 8-)
Responder

Últimos 10 Membros que visitaram este tópico. Total 34 visita(s)

Avatar do usuário GusttavoGTO, Avatar do usuário SamuelFerreira, Avatar do usuário Alex Melo, Avatar do usuário admin